23 maio 2011

A Arte na Pré-História

16. A Arte na Pré-História    - Idade Pré-Histórica


Pinturas Rupestres

  Um dos períodos mais fascinantes da história humana é sem dúvida o da Pré-História. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. Tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse tempo é o resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e dos estudos da moderna ciência arqueológica, que reconstituíram a cultura do homem.
  O ser humano sempre procurou representar, por meio de imagens, a realidade em que vive – pessoas, animais, objetos e elementos da natureza, e os seres que imagina divindades, etc.
 
Pinturas Rupestres
A Arte é mesmo incrível!                                                                         Imagine, naquela época não existia escrita. Parte do  que sabemos  sobre os homens das cavernas, foi através dos desenhos, pinturas deixados nas paredes das cavernas. 
  Dentre as pinturas rupestres destacam-se as chamadas mão em negativo. Para representar suas mãos nas paredes das cavernas, o artista pré-histórico produzia um pó colorido por meio da trituração de rochas. Depois, com auxílio de um canudo, soprava esse pó sobre a mão apoiada na parede. Assim ele criava uma silhueta da mão, como num filme em negativo.

Mãos em negativo

    Os locais onde foram encontrados objetos, pinturas rupestres são as das cavernas de Lauscaux e Chauvet, França, de Altamira, Espanha, de Tassili, na região do Saara, África, e as do município de São Raimundo Nonato, no Piauí, Brasil.
Nos desenhos e pinturas de animais, chama nossa atenção o naturalismo: o artista pintava o animal do modo como o via, reproduzindo tal qual seus olhos a captavam.
Em suas pinturas, nossos ancestrais pré-históricos usavam corantes naturais feitos de minerais, ossos carbonizados, carvão, vegetais e sangue de animais. Os elementos sólidos eram esmagados e dissolvidos na gordura de animais. Como pincel, o artista utilizava os dedos e instrumentos feitos de penas e pêlos.
Os pré-históricos do Neolítico desenvolveram técnicas como tecelagem, cerâmica e a construção de moradias. Além disso, como já produzia fogo, começou a trabalhar na fundição de metais.
Faziam esculturas em pedra e metal, mostrando muito empenho na criação de objetos e na representação da figura humana.


  •  Escultura
Vênus de Willendorf


   Uma das primeiras representações humanas em escultura é a figura de mulher, Vênus de Willendorf. Está escultura em pedra, datada de 24 mil anos atrás, foi encontrada em 1908 perto de Willendorf, na Áustria. Note a cabeça como prolongamento do pescoço, a ausência de detalhes do rosto, os seios volumosos, o ventre saltado e as grandes nádegas.
   As esculturas em metal eram produzidas de dois métodos: o da forma de barro e o da cera perdida. No método da forma de barro o escultor fazia a forma e despejava nela o metal derretido em fornos. Esperava o metal esfriar, quebrava a forma e obtinha a escultura. Na técnica da cera perdida, o escultor fazia um modelo em cera e o revestia com barro, deixando nele um orifício. Depois, aquecia o barro. Com o calor do barro, a cera derretia e escorria pelo orifício. Assim, ele obtinha um modelo oco e o preenchia com metal fundido. Quando o metal esfriava, ele quebrava o molde de barro e obtinha uma escultura igual à que havia modelado na cera.                      
  
Exercício: 16  (Arte na Pré-História -Arte Egípcia - Arte Grega – Arte Romana)
                                              
                                                    * Consulte matérias nas páginas: 43 a 51.
 




1. ENEM – 2007. Observe e analise a obra ao lado.                              
    A pintura rupestre ao lado, que é um patrimônio cultural do brasileiro, expressa:
A)      O conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
B)       A organização e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
C)       Aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
D)      Os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.                                                                                
                                                                                   Pintura rupestre da Toca do Pajaúi  PI. 

2. Sobre a Arte Pré Histórica. Enumere a 2º coluna de acordo com a 1ª.

1. Pinturas feitas nas cavernas.                                               (    ) Forma de barro e cêra perdida.
2. Representavam nas paredes das cavernas                         (    ) Tal qual o artista vê.
3. Pintura em negativo.                                                            (    ) Tecelagem, cerâmica, moradias e fundições de metais.
4. O que é pintura naturalista.                                                 (    ) Pinturas rupestres.
5. Materiais eram usados para fazer suas pinturas.               (    ) Imagens de animais e objetos.
6. No período neolítico desenvolveram várias técnicas.         (    ) Corantes naturais, minerais, carvão, sangue, vegetais.
7. Escultura pré- histórica.                                               (    ) Com um canudo nas paredes das cavernas usando pó colorido.       8. Métodos para produzir uma escultura.                                (    )Vênus de Willendorf.

3. Sobre a Arte Egípcia. Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
1. Obras mais famosa da arquitetura Egípcia.                         (    ) Hieroglífos.
2. Quais são as regras que os artistas egípcios seguiam.       (    ) Obra gigantesca, que representa o faraó Quéfren.
3. Como a cultura do Egito Antigo chegou até nós.                 (    ) Lei da Frontalidade.
4. Nome da escrita egípcia.                                                      (    ) As pirâmides: Quéfren, Quéops e Miquerinos.
5. Esfinge.                                                                                 (    ) Através da escrita e as obras de arte.

4. Os gregos não se submeteram às imposições de sacerdotes ou reis autoritários. Portanto, apresentaram uma produção mais livre. 
 Sobre a arte grega. Marque a opção incorreta:

A)      Na busca pela perfeição o artista grego cria uma arte em que predominam: ritmo, equilíbrio e harmonia.
B)       Na arquitetura os gregos criaram as colunas das ordens: dórica, jônica e coríntio.
C)       A pintura grega encontra-se basicamente na arte cerâmica.
D)      Os gregos buscavam representar a realidade esculpindo figuras sem braços, cabeças etc.

5. A pintura grega encontra-se na arte cerâmica. Os vasos são também conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. O que as pinturas dos vasos representavam? Marque a alternativa CORRETA:

      A)  Representavam pessoas em suas atividades diárias e cenas da mitologia grega.
      B)  Representavam a liberdade de expressão.
      C)  Representavam constante busca da perfeição.
      D)  Representavam fé nos Deuses.

6. Na arquitetura grega as colunas eram construídas seguindo modelos das três ordens arquitetônicas. Que ordens eram?Marque a resposta CORRETA:

      A)  Jônica, Partenon e Piax.
      B)  Dórica, Propileu e Poseidon.
      C)  Coríntio, Dórica e Dypilon.
      D)  Dórica, Jônica e Coríntio.

7. A arte grega se destacou na escultura, a qual apresenta traços característicos. Baseado nessa afirmativa marque a resposta FALSA:

        A) Equilíbrio e perfeição das formas e movimento.
        B) Suas esculturas são fiéis e não de um ideal de beleza.
        C) Surge o nu feminino.
        D) Uso do bronze que era mais resistente permitindo dar mais movimento nas peças.

8. Os romanos criam construções belíssimas, como o Panteão e o Coliseu. Com base nessa afirmativa, marque a resposta FALSA:
        A) O Panteão foi construído para abrigar grande variedade de Deuses e Deusas.
        B) No Panteão o povo se reunia para apresentação teatral.
        C) O Coliseu destinado à apresentação de espetáculos, como luta de gladiadores.
        D) O Partenon, templo em homenagem à deusa Atena e o propileu, onde ficava a sede administrativa.


Exercício: 17    (História da Arte Bizantina)
                                              Consulte matéria nas páginas: 52 a 54.
1. Sobre a Arte bizantina. Observe a figura. 6.2. da página 12. Sobre essa figura, marque V (verdadeiro ou F (falso):

____ A técnica do mosaico é uma característica do estilo bizantino, para decorar o interior das igrejas.
____ As linhas bidimensionais demonstram ter o mosaico uma simetria.
____ O contorno das figuras é delineado com linhas formadas de pedra mais escuras.
____ A composição da imagem não é equilibrada, pois os volumes que formam as massas de figuras são diferentes.
____ A fontalidade das figuras, os gestos, a posição dos pés e das mãos são normas ditadas aos artistas.

2. Observando a imagem do interior da Basílica de São Vital, em Ravena. Marque V (verdadeiro ou F (falso):

____A arquitetura bizantina é monumental e grandiosa.
____A arquitetura é constituída de arco botante, arco ogival e abóbadas.
____A decoração com mosaicos é uma forte característica no interior e no       exterior das Igrejas bizantinas.
____O exterior das Igrejas bizantinas era geralmente revestido com paredes de tijolos, sem nenhum requinte decorativo.
____A cúpula, a abóbada e os mosaicos são elementos arquitetônicos característicos do estilo bizantino.
       
                                                                                                                                                                   Basílica de São Vital, em Ravena.
3.  Sobre a arte bizantina, marque V ou F:
_____ A têmpera é uma técnica que utiliza o pigmento de cor misturado com a gema do ovo.
_____ Os artistas bizantinos revestiam a madeira com uma camada de ouro antes de pintarem seus ícones.
_____ A técnica da pintura em encáustica utiliza alguma forma de calor.
_____ Para preparar a tinta, os artistas bizantinos misturavam o pigmento de cor com cera de abelha quente.
____  A obra “A Virgem”, da Basílica de Santa Sofia é um mosaico.
_____ Na arte bizantina não existiam regras, os artistas tinham liberdade para criar.
____  Ícones bizantinos, significa imagens.
_____ Nas obras, “Imperador Justiniano” e “Imperatriz Teodora”, foi usada a técnica do mosaico.


Exercício: 18      (Arte Gótica)
                                              *Consulte matéria nas páginas: 55, 56 e 57.
1. (UnB/CESPE – PAS).                                                                                                                                            Lamentação de Cristo, 1303-06. Giotto.
    “A primeira coisa que proporciona prazer na história provém da variedade e     copiosidade das coisas.
Em qualquer história, a variedade e, sobretudo é agradável a pintura em que os corpos e suas poses sejam bem diferenciados.
E, dessa forma, cada um exibe sua ação e flexão de membros, estando uns sentados, outros ajoelhados, outros deitados”.
                                      Leon Battista Alberti, Da Pintura – 1435.  Lamentação de Cristo, 1303-06. Giotto.

 Considerando o texto e o afresco representado ao lado, julgue os itens que se seguem, V ou F.

____ O naturalismo da cena é obtido pela representação dramática do tema.
____ Com a diagonal ascendente obtida pela elevação da montanha, unem-se a área dos anjos e a do episódio representado.
____ A divisão da pintura em duas faixas horizontais situa o plano inferior     mais próximo do espectador.
____ A representação das figuras segue o modelo bizantino de justapor, nas obras de grandes dimensões, pinceladas de cor pura.

2.  Considerando a imagem da nave superior de Saint-Chapelle, julgue os itens a seguir. (V ou F).

____ O vitral está para o estilo gótico, assim como o mosaico está para o estilo bizantino.

____ O arco ogival é característica da arquitetura gótica.

____ A verticalidade é uma das princiapais características da arquitetura gótica.

____ Os vitrais coloridíssimos que filtram a luminosidade para o interior da igreja.


3. Sobre a Arte Gótica, julgue os itens a seguir, marcando V (verdadeira ou F (falso).

___ Iluminura é ilustração de livros.
___ Realismo, movimento e profundidade são características da pintura gótica.
___ Giotto e Jan Van Eyck, são artistas da arte gótica.
___ A arquitetura gótica não desejava expressar grandeza e o poder da divindade.
___ As características principais da arquitetura gótica são: verticalismo, arco quebrado ou ogival, abóbada de arcos     cruzados, nervuras, arco botante, vitral.
___  A obra ao lado, “ O casamento dos Arnolfini”, é de Giotto.






NOME: ___________________________________ TURMA: _______DATA: ___ /___ /____NOTA:_________________

 

21 maio 2011

A Expressividade da Cor


 Do ponto de vista da ciência os objetos têm a propriedade de refletir a luz. Por exemplo, ao receber a luz do sol uma laranja reflete apenas a cor laranja e absorve as outras cores. Assim, nossos olhos só percebem a cor laranja, e nós enxergamos a fruta dessa cor. Mas as cores podem sugerir emoções bem mais complexas. Dão sensação de frio, calor, prazer, ódio, amor, paz. Colocamos aqui alguns significados psicológicos que as cores podem sugerir:
Verde: Representa possessividade, tenacidade.Amarelo: Representa luminosidade, riqueza, aventura, independência.Vermelha: Representa força vital, competição, irracionalidade.Violeta: Representa profundidade de sentimentos, sofrimento íntimo, fantasia.Alaranjado: Representa segurança, dinamismo, atividade.Azul: Representa calma, repouso, equilíbrio, tranquilidade.Cinza: Representa falta de estímulo, passividade.Marrom: Representa vitalidade passiva, conservadorismo, segurança.Preto: Representa protesto, rebelião, renúncia.Branco: Representa pureza, inocência, paz interior.
 Uma parede escura parece mais próxima. Um objeto branco parece maior. As cores escuras, ao contrário, “diminuem” o volume. Pode-se aumentar visualmente um ambiente com tons neutros ou amrelos bem clarinhos nas paredes. É possível “rebaixar” um teto muito alto com um tom mais escuro que o das paredes. Para “elevar” o teto, basta pintá-lo numa cor mais clara. Para dar a sensação de que um corredor é mais largo, é só pintar o teto numa cor mais escura que a sas paredes.
“A cor altera a percepção de distância, volume e peso."

Amarelo Alegre e vital: inunda sua casa de luz.
Um cômodo pintado com esses tons desperta o intelecto e estimula a criatividade. Fica perfeito em espaços escuros, pois potencializa a luz natural e também em quartos infantis, cozinhas e banheiros, já que são capazes de criar ambientes com energia. Combina bem com madeiras claras e enfatiza as escuras. Se aplicá-lo em dormitórios, melhor optar pelas tonalidades claras, mais indicado para ambientes de descanso. Fica muito bem se combinado com complementos e roupas de cama em ocre, bege, marrons ou branco.

Laranja Fonte de energia: personaliza cada canto.
Com a luminosidade do amarelo e a impulsividade do vermelho, a cor laranja ajuda a se relacionar, desperta o apetite e diminui a fatiga. Os tons mais "escuros" contagiam um cômodo com seu calor. Seus tons mais suaves potencializam a luz e é ideal nos ambientes rústicos. Pode-se usar ainda um tom intenso para expressar personalidade a um canto ou a uma parede. Realça a beleza das madeiras, as fibras vegetais e o couro. Por ser tão versátil, encaixa-se bem em todo tipo de estilo e em qualquer cômodo.

Vermelho Vital e envolvente: mostra personalidade.
A cor do fogo aplicada nas paredes transmite vitalidade e desejo de ação. Os tons mais intensos, como o vermelho inglês e o cereja, precisam de cozinhas, salões ou banheiros amplos e luminosos, para poder criar ambientes íntimos e envolventes. Transmitem dinamismo e são mais dinâmicos que os anteriores, pode-se  usar, inclusive, em quartos infantis (detalhes). Curiosidade: Uma simples contemplação de uma superfície vermelha pode acelerar o nosso pulso.

 

* Matiz


* Matiz ou Nuances

São tonalidades de uma mesma cor. As cores mescladas com branco tendem a clarear e as cores mescladas com preto, tendem a escurecer e essas gradações são chamadas escalas tonais. Para se obter escalas tonais mais claras acrescenta-se branco e mais escuras acrescenta-se o preto.




* Monocromia


        É obtida com diferentes matizes de uma mesma cor.




* Policromia

   É o emprego de muitas cores, formando um todo agradável.




* Tom

O tom é o atributo distinguível de uma cor e varia de intensidade quanto à saturação da cor. O valor tonal representa para nós a intensidade de luminosidade, criando a ilusão do tridimensional. Juntamente com a perspectiva, o tom traz por meio da representação gráfica a sensação de volume.





* Cor Aditiva

    É Cor Aditiva as cores aditivas primárias são as cores vermelho-alaranjado, azul-violeta e verde. Sobrepondo (ou seja, mesclando) com esses três focos de luz, obtemos o branco.



* Cor Subtrativa

Quando ocorre a mistura entre as cores, o que se mistura não é a luz, mas os pigmentos, que têm a propriedade de refletir algumas cores e absorver outras.



* Cor Luz

* Cor  Luz


É aquela que pode ser observada através dos raios luminosos.
Exemplo: No vitral, (cor luz e cor pigmento no vitral) a transparência do vidro realça a vivacidade das cores, pois permite a passagem de raios luminosos.


Vitral da Igreja de São José, Belo Horizonte, MG.

* Cor Pigmento

É aquela observada em materiais corantes na presença da luz. As tintas são obtidas pela mistura de pó corante, óleo e outros elementos, industrializados ou não, você pode fazer tinta usando diferentes materiais.

Exemplo:            - Amarelo: argila ou flores.                         
                           - Branco: argila.
                           - Vermelho: Urucum.
                           - Azul: jenipapo.                               
                           - Laranja: flores.
                           - Preto: carvão com Jenipapo.




05 maio 2011

2º Bimestre - ARTE - Professora: Rachel

                                                   12. A Cor

       As cores que percebemos são produzidas pela luz. A luz do sol, aparentemente branca, é na verdade composta pelas sete cores do arco-íris: vermelho, azul, amarelo, verde, laranja, violeta e anil.
       Quando a luz do sol ilumina um objeto, algumas dessas cores são absorvidas pelo objeto, enquanto as outras são refletidas na direção de quem as percebem.
       Esse é o fenômeno que nos faz dizer que um objeto é desta ou daquela cor.
              
É difícil imaginar um mundo sem cor!
A cor é uma das principais características do mundo que nos rodeia.
É um elemento expressivo e simbólico, de fundamental importância na linguagem visual.
A cor é um fenômeno físico.
Parece difícil acreditar, mas a cor não existe em si de forma independente da luz. Ela é gerada pela luz.



Cores Neutras