16 abril 2011

FINAL DO PRIMEIRO BIMESTRE.

                                 *Final do primeiro bimestre.


                              Queridos alunos, agora é hora de vocês mostrarem que realmente estão ligados!
                                         A prova bimestral de Arte - Linguagens e Códigos - está marcada para o dia
28/04/2011.

*Toda matéria está aqui ou nas anotações em em seus cadernos e nos exercícios.

Espero que demonstrem tudo que aprenderam, realizando uma boa prova!


E se a Arte fosse ilusão?
E se o homem mais poderoso do mundo fosse negro?
E se o petróleo acabasse agora?
E se o universo tivesse 11 dimensões?
E se?
Questione. Descubra. Mude.

 O conhecimento é irresistível.
                                                                     (Vinheta publicitária do canal Futura).
                                                                                                             
  BOA PROVA!

 

11. Perspectiva

                  11. Perspectiva

               É uma técnica que permite desenhar ou representar objetos da forma como são vistos, ou na forma tridimensional.
 
              O Ponto do Observador: é que determina a forma desenhada.

            
                                    Elementos da perspectiva:

   *PF- Ponto de fuga: é onde convergem as linhas paralelas que     afastam do observador.

   *LH - Linha do Horizonte: é a linha que representa o horizonte imaginário do observador.


Perspectiva - Tema: Cidade.
                                                      

        

15 abril 2011

10. Luz e Sombra

                                                   Luz e Sombra

          A luz e a sombra são elementos fundamentais da linguagem visual. Iluminar um objeto é banhá-lo de luz. Sombra é a parte privada de luz.

Quando um foco luminoso emite seus raios sobre um objeto, este irá se apresentar com uma parte iluminada e com outra sombreada.

Obra: "A Lição de Anatomia do Dr. Tulp". de Rembrandt.

     Se observarmos bem essa obra de estilo Barroco, "A Lição de Anatomia do Dr. Tulp", de Rembrandt, poderemos notar que foi o trabalho do pintor com a penumbra, que indefine os espaços e o uso que fez da luz intensa no corpo do cadáver e amenizada nos rostos atentos e curiosos, estabelece o clima de descoberta e de pesquisa que a cena representa.

    Portanto o uso da luz e sombra nesse quadro serviu para destacar o assunto principal.


Obra:" Mona Lisa" (1503-1505), de Leonardo da Vinci. Óleo sobre painel, 77 X 53 cm.Museu do Louvre, Paris.

* Importante observar na obra: Mona Lisa:
      * Note o efeito de profundidade e luminosidade obtido pelo artista.
     * Observe a impressão de profundidade dada pelos contornos cada vez menos nítidos das montanhas, à medida que se distanciam do primeiro plano.
    * A água também se torna menos nítida, conforme se afasta do primeiro plano. A paisagem de fundo, com traços e cores poucos precisos criam contraste com a figura feminina em primeiro plano.
    * Veja como a pele reflete bastante luminosidade em contraste com as roupas escuras.       
    * Técnica do Sfumato (retirar as pinceladas aparentes da pintura, espalhando a tinta, para dar um efeito esfumaçado ou efeito de sombreado).
Podemos notar essa técnica no esboço do sorriso (mesmo com os lábios fechados, parece que há um esboço de um sorriso), nos olhos (podemos notar uma profundidade). 

   Há muitas especulações e mitos sobre essa obra, mas o que existe de real é a técnica e a genialidade de um mestre: Leonardo Da Vinci.

7. O RITMO

               7. O RITMO

      Ritmo é como uma sucessão de elementos, de formas, de objetos, de cores e de movimentos que se repetem constantemente. Podendo ser: crescente, decrescente, alternado ou radial, simétrico e assimétrico.


Ritmo Crescente. Obra: "Operários", de Tarsila do Amaral.

Ritmo Simétrico. Azulejo.

Ritmo Alternado (uma pétala, um cáctos). Obra: "Manacá", de Tarsila do Amaral.

8. Técnica de Comunicação Visual

  *Simetria: traçando uma linha imaginária ao eixo central, dividindo uma imagem em duas partes, se forem iguais, podemos dizer que é simétrico.


Imagem simétrica: borboleta.
   
   * Simetria Axial: A partir do eixo de simetria pode-se verificar o equilíbrio das massas.
                                                
Obra: "Escola de Atenas". de Rafael Sanzio.


   *Assimetria: traçando uma linha imaginária ao eixo central, dividindo uma imagem em duas partes, se forem diferentes, podemos dizer que é assimétrica.
Obra: "Nascimento de Vênus". de Sandro Botticelli.


  9. Classes do Desenho

    * Natureza morta : objetos inanimados que não tem movimento aparente: vasos, folhas, frutos, etc.


Obra: Natureza Morta,1885. Cézanne.
                                     

      *Paisagem: Exige conhecimento e aplicação da perspectiva.      



Paisagem. Obra de Cézanne.

        *Figura Humana: Exige domínio das proporções de cada parte do corpo, domínio das expressões (alegria, raiva, etc.).