15 novembro 2011

PERSPECTIVA - Passo a Passo (Desenhos)

Atendendo a pedidos, aqui está o passo a passo sobre como fazer um desenho em Perspectiva. Para entender melhor, assista também o vídeo no YouTube: Perspectiva Passo a Passo.

OBS: para ver as imagens em tamanho maior, basta clicar sobre elas.

1º passo: Trace a Linha do Horizonte (LH).
- Construa um retângulo, que será a parte frontal do prédio.



2º passo: Desenhe as janelas e as portas do prédio.
- Determine o Ponto de Fuga (PF).
- Trace as retas dos vértices ao ponto de fuga.


3º passo: Trace uma linha vertical, que representará a lateral do prédio - faça com a régua na posição vertical.


4º passo: Trace as linhas das janelas, do vértice de cada janela ao ponto de fuga, para projetá-las na lateral do prédio.


5º passo: Marque a largura das janelas laterais.


6º passo: Com a régua na posição vertical, trace as linhas das janelas laterais sem tirar a régua do lugar.


7º passo: Trace as retas, partindo do ponto de fuga, para projetar o passeio da rua.


8º passo: Apague as linhas que sobraram, após traçar o contorno do prédio e das janelas.

9º passo: Sombreie as bordas do passeio e do prédio para dar a eles ideia de volume.


10º passo: Construa o outro prédio da mesma forma que o anterior, traçando retas a partir do ponto de fuga. São os mesmos passos.


11º passo: Trace as janelas e apague as linhas que sobraram.


12º passo: Projete o outro prédio e desenhe as janelas.


13º passo: Desenhe as janelas laterais.


14º passo: Sua perspectiva já está quase pronta, você pode projetar mais prédios, se achar necessário. Trace as retas a partir do ponto de fuga, desenhe as janelas, projete o passeio e depois apague as linhas que não serão utilizadas.


15º passo: Para completar sua paisagem você pode sombrear algumas regiões, desenhar árvores e o que mais achar necessário, use sua criatividade! Além de prédios, você pode desenhar qualquer coisa em perspectiva, traçando a linha do horizonte e o ponto de fuga.




Conseguiu entender? Espero que sim! Então ponha seus conhecimentos em prática, faça seu desenho! E qualquer dúvida é só perguntar aqui.

23 comentários:

  1. nussa obrigaduu me ajudou muitoo bejos denise

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Muito boa a sua postagem! Quero ser arquiteta e para aprimorar meus desenhos estou querendo aprender a técnica de perspectiva, então achei a postagem excelente, bem explicadinha. Eu estou procurando como louca um site que ensine a desenhar um quarto com o móveis tudo em perspectiva, mas não acho. =/
    De qualquer forma, muito boa a iniciativa!

    ResponderExcluir
  3. Você está de Parabéns...

    ResponderExcluir
  4. Hm, vi um vídeo seu no youtube [http://www.youtube.com/watch?v=J4Cd2Vxj0TU&feature=related] e vim parar aqui, eu quero fazer desenho industrial, pois quero me tornar um concept artist, mas sou iniciante no desenho, bom tutorial, simples e prático. :)

    ResponderExcluir
  5. Nooossa... Caio como uma luva este site. Parabéns e muito obrigada.

    Ps. Adorei o video de Bule Bule.

    Viviane Duarte

    ResponderExcluir
  6. parabéns pelo seu talento e obrigada pelas dicas irei fazer uma prova de aptidão para tentar ingressar na universidade e me ajudou muito.....obrigada mesmo

    ResponderExcluir
  7. Olá, queria saber como fazer meu nome em perspectiva, Meu nome é Vinicius, poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  8. adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. anei era td o que eu precisa !
    meu professor tinha pedido para nois fazer isso mas eu na consegui,para fazer de trabalho!
    valeu pela ajuda bjss

    ResponderExcluir
  10. Parabéns e obrigada, você me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana, gosto de desenhar mas não tinha idéia.
    Vou praticar.

    ResponderExcluir
  12. Otimo.....Faço Engenharia Civil... Ja fiz Aulas de desenho tecnico na Facudade Mais nada tao esplicado com este......bjs....parabens

    ResponderExcluir
  13. Ajudou muito...e a música é ótima!!!!

    ResponderExcluir
  14. Nossa gostei muito , muito legal nota 10 pra vc .

    ResponderExcluir
  15. é muito perfeito!!!amei!!!

    ResponderExcluir
  16. muito bom o seu mini tutorial agora consigo fazer desenhos com perspectiva co mais facilidade, muito obrigado mesmo!!!

    ResponderExcluir
  17. Muito bom além de ensinar passo a passo....
    Fiz e deu certo...

    ResponderExcluir
  18. Ótimo...Muito bom eu achava perspectiva muito difícil,mas com esse vídeo melhorou tudo.Muito obrigado nota 10.

    ResponderExcluir